• Inicial
  • Orgânicos
  • Novidades
  • Produtos
  • Mídias Sociais
  • Onde Encontrar
  • Contato
  • Inicial
  • Orgânicos
  • Novidades
  • Produtos
  • Mídias Sociais
  • Onde Encontrar
  • Contato

Orgânicos no Brasil

As primeiras iniciativas de produção e comercialização de produtos orgânicos no país foram estabelecidas por cooperativas de consumidores - Coonatura, no Rio de Janeiro e Coolméia, no Rio Grande do Sul - no ano de 1978, aproximando consumidores e produtores.

Fonte: FONSECA, Mª Fernanda de Albuquerque Costa, 22/02/2001, site planeta orgânico.

A legislação, que regulamenta a Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003 inclui a produção, o armazenamento, a rotulagem, o transporte, a certificação, a comercialização e a fiscalização dos produtos. Em 27 de dezembro de 2007 o governo brasileiro regulamentou através do Diário Oficial da União (DOU) os novos critérios para o funcionamento de todo o sistema de produção orgânica, desde a propriedade rural até o ponto de venda. As regras estão expressas no Decreto nº 6323.

Fonte: http://www.organicsnet.com.br/legislacao/

O selo "Orgânico Brasil" é obrigatório desde Janeiro de 2011. Público e oficial é usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos. Os produtos certificados por Auditoria e Sistemas Participativos de Garantia apresentarão o selo em seus rótulos.

Para ter a certeza que adquiriu um produto orgânico, basta observar o selo de certificação que garante ao consumidor que aquele produto é isento de resíduos tóxicos.

Agroecologia

A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo. Essas correntes são as seguintes: orgânica e biológica, biodinâmica, natural e permacultura.

O que são Alimentos Orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados em solos férteis e equilibrados, sem adição de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou modificações genéticas no seu processo de produção, armazenamento e comercialização. Por serem obtidos de maneira natural, são mais enriquecidos de nutrientes. São mais saborosos e mais nutritivos; Não são transgênicos; São melhores para o meio ambiente; Evitam problemas de saúde originados pelo consumo de substâncias químicas tóxicas; Preservam a fertilidade do solo, a qualidade da água, a vida silvestre, assim como os demais recursos naturais; Respeitam as leis da natureza e as diferentes épocas de safra, bem como os direitos de seus trabalhadores. Os alimentos orgânicos aumentam a vitalidade, disposição e resistência de quem os consomem. Consequentemente, crescem também, a expectativa e a qualidade de vida.

O que acontece quando você compra produtos orgânicos

1) Sua comida é mais gostosa. Esta é a simples razão pela qual muitos dos famosos chefs procuram produtos orgânicos.

2) As substâncias químicas ficam fora de seu prato " Produzido organicamente" significa produzido sem pesticidas, herbicidas ou fungicidas tóxicos ou fertilizantes artificiais que danificam o solo. Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1987, calculou em 1 milhão e 400 mil os novos casos de câncer provocados por pesticidas.

3) Você protege as futuras gerações Um relatório recente do Environmental Group (Grupo de Trabalho Ambiental) diz: " Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de oito pesticidas que provocam câncer". As crianças são as mais vulneráveis.

4) Você protege a qualidade da água Somos compostos por 2/3 de água.Pesticidas infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental Americana calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável dos EUA.

5) Você refaz bons solos Revertemos a perda anual de bilhões de toneladas de terra boa. Na América do Norte, agricultores orgânicos usam compostos e cobertura verde para tornar o solo vivo e saudável novamente. Isso traz de volta o sabor do alimento.

6) Você gasta menos, com melhor nutrição Um estudo preliminar dos " Doctor´s Data" (Dados Médicos) de Chicago indica que frutas e hortaliças orgânicas contém 2,5 vezes mais minerais que o alimento produzido artificialmente.

7) Você paga o verdadeiro custo da comida O alimento orgânico é, na realidade, a forma mais barata de comida. Um alface convencional parece custar R$1,99, mas não se esqueça os custos ambientais e médicos. O escritor Gary Null diz: " Se você somar o real custo ambiental e social de um pé de alface, ele pode vir a custar de 2 a 3 dólares.

8) Você ajuda o pequeno agricultor, O trabalhador rural precisa ser preservado, não o alimento. Comprar o produto orgânico ajuda a acabar com o envenenamento por pesticidas de cerca de um milhão de agricultores por ano, no mundo inteiro, e ajuda a manter as pequenas propriedades.

9) Você ajuda a restaurar a biodiversidade, Fazendas orgânicas criam ecossistemas fortes equilibrados e culturas mistas, em vez de monoculturas, que são mais sensíveis a pragas. Apesar do uso de pesticidas ter aumentado, as perdas por causa de insetos estão cada vez maiores.

10) Você reduz o aquecimento global e economiza energia. O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso, segundo Lovins, do Instituto das Montanhas Rochosas. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

Fonte: site planeta orgânico.com, ministério da agricultura, www.agricultura.gov.br

Crie um site com o Yola